Livro: Match perfeito
Autora: Lauren Forsythe
- O Livro
Em Match perfeito, Lauren conta a história de Aly e seus dois amigos, Eric e Tola, que inicialmente percebem como todos os ex-namorados de Aly se tornaram homens bem-sucedidos. Eles analisam os dados e percebem que os ensinamentos de Aly fazem com que os homens consigam êxito na vida. Sendo assim, eles decidem abrir a Match Perfeito, uma agência secreta exclusiva para mulheres cansadas de tentar mudar a vida dos namorados, para que Aly coloque seu talento em prática.
Além de tentar consertar os homens, Aly também tenta consertar a vida da sua mãe, que vive ao longo dos anos uma relação tóxica com seu ex-marido (pai de Aly). A autora cria uma história em conjunto para justificar a necessidade de Aly de tentar resolver a vida de todos à sua volta, em relação a homens acomodados e tóxicos.
Quando a começa a fazer sucesso pelo boca-a-boca das mulheres que têm sua vida resolvida, uma influencer digital decide contratar os serviços da empresa para consertar seu namorado. Mas o que Aly não espera é que esse namorado é seu amigo de infância, que ela era apaixonada. E assim, começa a história.
- Narrativa
Achei muito bacana a abordagem que a autora traz sobre como a vida virtual pode ser mascarada para que pareça perfeita, e como muitas pessoas se moldam em prol do que é aceitável e idealizado pela sua rede de seguidores.
Dylan é totalmente o oposto da namorada, Nicki. Ele tem uma startup de desenvolvimento de aplicativos e precisa se preparar para uma reunião de negócios com investidores em breve. Ele fica extremamente incomodado com tudo que Nicki faz para agradar seus seguidores, mas tenta se adequar ao mundo da namorada. Em contrapartida, Nicki não aceita que Dylan não seja adepto às redes sociais e contrata os serviços da Match Perfeito com dois objetivos:
Ajudar a startup na reunião, já que Aly trabalha no setor de desenvolvimento de marcas.
Fazer com que Dylan aceite e goste de participar mais das redes sociais de Nicki.
Fazer com que Dylan peça Nicki em casamento para que eles participem de um reality show juntos.
Na frente dos amigos e de Nicki, Aly e Dylan não contam que já se conhecem, mas fica um climão no ar, já que eles brigaram e pararam de se falar quando adolescentes por causa de um grande mal entendido. E assim, junto com a farsa para transformar Dylan em um cara perfeito, Aly vai tentar entender o que ainda sente por ele e se realmente vale a pena transformar os homens.
- Conclusão
A ideia principal do livro é bem interessante, mas a autora tenta envolver 3 cenários na história:
Os problemas de Aly no trabalho.
Os problemas de Aly com os pais.
Os problemas de Aly com Dylan.
E isso deixa o livro um pouco confuso, já que é muita história para ser tratada e resolvida. Achei que por volta dos 90% do livro, tudo se resolveu muito simples e rápido, sem muita lógica para o que estava tão difícil de ser resolvido no início. E assim, até mesmo a história dos dois no final, ficou incompleta. Alguns assuntos, como por exemplo, os pais de Aly, ficaram em aberto.